G1 RN: “Natal ganha museu colaborativo sobre sua memória”

O portal de notícias G1 – Rio Grande do Norte noticiou dia 18 de maio o lançamento do Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac).

Leia abaixo a postagem completa:

Museu da Memória Afetiva de Natal será lançado na semana que vem. Foto: Sara Wollermann/Mmac
Museu da Memória Afetiva de Natal será lançado na semana que vem. Foto: Sara Wollermann/Mmac

Natal ganha museu virtual colaborativo sobre a memória afetiva da cidade

Natal ganhará um museu interativo na internet, para que as pessoas cadastrem as suas memórias relacionadas à capital potiguar. O lançamento oficial do Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac) será feito por meio do I Seminário Museu, Cidade e Memória Afetiva, que ocorrerá na terça (22) e na quarta-feira (23), na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta.

O seminário terá palestras do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Marcelo Mattos Araújo e de Maria Inez Montovani, da Expomus, empresa brasileira especialista na área.

O processo para fazer parte do Mmac será através do site www.mmacnatal.com e clicar no botão em destaque. A partir daí é feito o cadastro da memória escolhida, identificando se será um texto, uma foto, um vídeo ou tudo isso junto, além de indicar onde e quando ocorreu a lembrança. Será possível, inclusive, dar um nome à memória postada.

Após essa etapa, a memória afetiva da cidade de Natal estará disponível e poderá ser vista, lida, ouvida e descoberta por qualquer pessoa. A ideia é que o conjunto desses depoimentos, compostos de múltiplos formatos, componham uma memória afetiva coletiva da cidade, e que as lembranças, situadas todas no mesmo site.

O Mmac Natal é uma iniciativa dos profissionais do Instituto Casadágua (antropologia visual), MAGA (arquitetura e urbanismo) e Espaço Duas (fotografia).

A ação é um desdobramento de um dos eixos do projeto “De Fora Adentro: Cartografia dos Sentidos” criado pelo Instituto Casadágua em 2010, iniciativa do antropólogo e artista visual Maurício Panella.

Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac)

O quê: Lançamento oficial
Quando: Dias 22 e 23 de maio, a partir das 9h, no I Seminário Museu, Cidade e Memória Afetiva
Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Cidade Alta, Natal – próximo à sede do Tribunal Regional Eleitoral)
Quanto: Gratuito
Como acessar: www.mmacnatal.com